Arquivo de Notícias

Mantenha-se atualizado com todas as notícias e comunicados oficiais recentes da Nazaré.

                                       
                           
Mercado Municipal transferido provisoriamente para o Centro Cultural por razões de segurança
Foto: CM Nazaré
18 de fevereiro de 2026

Mercado Municipal transferido provisoriamente para o Centro Cultural por razões de segurança

A Câmara Municipal da Nazaré informa que, na sequência de uma determinação das autoridades de saúde, procedeu ao encerramento imediato do Mercado Municipal da Nazaré, após terem sido verificados danos na respetiva cobertura, que contém amianto. A decisão foi tomada por razões estritamente preventivas, tendo como prioridade a salvaguarda da saúde e segurança de vendedores, trabalhadores e utentes do espaço. Esta manhã, dia 18 de fevereiro, realizou-se uma reunião com os vendedores, tendo ficado acordado que o Mercado funcionará provisoriamente nas instalações do Centro Cultural da Nazaré, tendo ficado confirmada a deslocalização de cerca de quatro dezenas de vendedores, garantindo-se, desse modo, a continuidade da atividade económica e o normal abastecimento da população. Nos próximos dias será, ainda, avaliada a possibilidade de manter em funcionamento os espaços comerciais que dispõem de entrada autónoma pelo exterior do edifício, desde que fique plenamente assegurada a inexistência de qualquer acesso ao interior do Mercado. Para além da intervenção na cobertura, a autarquia irá aproveitar esta paragem para proceder a melhorias no interior do equipamento, nomeadamente a recuperação do pavimento, nas instalações elétricas e na requalificação das instalações sanitárias, com as quais pretende não apenas resolver o problema estrutural identificado, mas também dignificar e valorizar um equipamento central para a dinâmica económica e social do concelho. O Município dará início já na próxima semana às obras de requalificação da cobertura, estimando-se, caso o calendário decorra conforme previsto, que o Mercado possa reabrir na primeira semana de abril.

Os 100.6 da Rádio Nazaré estão em baixo
Foto: Rádio Nazaré
07 de fevereiro de 2026

Os 100.6 da Rádio Nazaré estão em baixo

Infelizmente devido à 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗺𝗽𝗲́𝗿𝗶𝗲 o nosso emissor encontra-se com uma 𝗮𝘃𝗮𝗿𝗶𝗮, a nossa equipa está a fazer todos os possíveis para repor a 𝗲𝗺𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼! A Rádio Nazaré continua a emitir 𝗮𝗽𝗲𝗻𝗮𝘀 𝗼𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 em www.nazarefm.com, passe por lá de modo a continuar sintonizado com as suas marchinhas! Estamos a trabalhar na 𝐫𝐞𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐢𝐬𝐭𝐞𝐦𝐚𝐬 para que possa sintonizar os seus 100.6 o mais brevemente possível! Agradecemos a compreensão de todos

Município da Nazaré suspende atividades turístico-marítimas e de lazer por razões de segurança
Foto: CM Nazaré
04 de fevereiro de 2026

Município da Nazaré suspende atividades turístico-marítimas e de lazer por razões de segurança

A Comissão Municipal de Proteção Civil suspendeu todas as atividades turístico-marítimas e de lazer e mar por razões de segurança, até ao termo do estado de calamidade. No âmbito das medidas excecionais de proteção civil adotadas na sequência da declaração governamental de estado de calamidade, o Município da Nazaré informa que foi determinada a suspensão de todas as atividades económico-turísticas, marítimas e de lazer que ocorram no mar, por motivos de segurança pública. A decisão resulta das condições meteorológicas adversas severas registadas no concelho, marcadas por forte tempestade, agitação marítima significativa e galgamentos costeiros, que continuam a representar um risco elevado para a circulação de pessoas e para a prática de atividades no meio marítimo. Neste contexto, através do Despacho n.º 4/2026, da Comissão Municipal de Proteção Civil, é determinada a suspensão imediata de atividades como passeios marítimos, atividades recreativas, desportivas ou similares, com exceção da pesca profissional, desde que cumpridas as condições de segurança definidas pelas entidades competentes. O despacho recomenda ainda o não acesso e a não permanência no Forte de São Miguel Arcanjo e respetiva área envolvente, atendendo ao risco associado às atuais e previsíveis condições do estado do mar, salvaguardando-se apenas o acesso dos meios de proteção civil e das forças de segurança para o exercício das suas missões. As medidas agora adotadas produzem efeitos imediatos e vigorarão enquanto se mantiver o estado de calamidade, ou até que seja emitido novo despacho que determine a reposição das condições de segurança. O Município da Nazaré apela ao cumprimento rigoroso destas determinações, sublinhando que a prioridade absoluta é a salvaguarda da vida humana, da integridade física das populações e da segurança de bens, agradecendo a colaboração de todos os cidadãos e operadores económicos.

Medidas excecionais de isenção de taxas após a tempestade Kristin
Foto: CM Nazaré
04 de fevereiro de 2026

Medidas excecionais de isenção de taxas após a tempestade Kristin

O Município da Nazaré implementou um conjunto de medidas excecionais e temporárias de apoio aos agentes económicos com o objetivo de minorar os impactos económicos imediatos provocados pela passagem da tempestade Kristin, que motivou a declaração da situação de calamidade no concelho. Entre as medidas agora determinadas, por Despacho do Presidente da Câmara da Nazaré, destaca-se a isenção do pagamento de taxas municipais relativas aos meses de janeiro e fevereiro de 2026 para as lojas do Mercado Municipal e para as bancas e atividades de venda ambulante, uma medida que procura aliviar os constrangimentos sentidos por estes setores fortemente afetados. O despacho estabelece ainda a isenção do pagamento das taxas municipais associadas à ocupação da via pública, incluindo esplanadas, publicidade e outras ocupações sujeitas a licenciamento municipal, sempre que estas se destinem à realização de intervenções de reparação, correção ou reabilitação do edificado, necessárias em consequência direta dos estragos causados pela tempestade. Nos casos em que a ocupação da via pública se destine exclusivamente a obras de reparação ou reabilitação de edifícios afetados, a isenção das respetivas taxas poderá estender-se até ao mês de junho de 2026 (inclusive), sem prejuízo do cumprimento das restantes obrigações legais e regulamentares aplicáveis. Sempre que os pagamentos das taxas abrangidas por estas medidas já tenham sido efetuados, o despacho prevê a aplicação de mecanismos de acerto de contas nos meses subsequentes a fevereiro de 2026 ou, em alternativa, a devolução direta dos valores pagos, mediante procedimento administrativo a instruir pelos serviços municipais competentes. O documento determina ainda que os serviços municipais devem assegurar a divulgação adequada do despacho junto dos interessados, a sua operacionalização célere e o acompanhamento da aplicação das medidas, garantindo equidade, transparência e rigor administrativo. Estas medidas, com vigência imediata, têm carácter excecional e temporário e visam apoiar a retoma gradual da atividade económica local, reforçando a mensagem de solidariedade institucional do Município da Nazaré para com os seus munícipes, comerciantes e agentes económicos, num momento particularmente exigente para o concelho.

Município solicita esclarecimentos sobre apoios às atividades piscatórias e de aquacultura
Foto: CM Nazaré
04 de fevereiro de 2026

Município solicita esclarecimentos sobre apoios às atividades piscatórias e de aquacultura

O Município da Nazaré solicitou esclarecimentos à Secretaria de Estado das Pescas e do Mar quanto à não inclusão das atividades piscatórias e de aquacultura nos apoios anunciados na sequência da comunicação pública relativa aos apoios financeiros extraordinários destinados a mitigar os prejuízos provocados pelas recentes intempéries. A solicitação foi dirigida ao Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, por indicação do Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Serafim António, procurando compreender as razões que justificam esta exclusão, quando é reconhecido que vários concelhos da orla marítima foram severamente afetados, com impactos diretos nestes setores de atividade. No caso particular da Nazaré, a pesca e as atividades associadas assumem um papel estruturante na economia local, sendo fundamentais para a subsistência de muitas famílias. A eventual exclusão destes setores dos mecanismos de apoio suscita, por isso, legítimas preocupações junto do Município e da comunidade piscatória. Há o registado de estragos em algumas embarcações e em infraestruturas do Porto de Abrigo da Nazaré, motivo pelo qual foram também solicitados esclarecimentos sobre os procedimentos a adotar nestas situações, estando a Autarquia a aguardar os esclarecimentos com o objetivo de informar adequadamente os profissionais do setor e avaliar eventuais diligências futuras, reafirmando o seu compromisso na defesa dos interesses da comunidade piscatória local.

Transportes Urbanos arrancam com nova imagem e integração no Passe M Oeste
Foto: CM Nazaré
04 de fevereiro de 2026

Transportes Urbanos arrancam com nova imagem e integração no Passe M Oeste

Os Transportes Urbanos da Nazaré passaram a circular com nova imagem, assinalando, desde o passado dia 1 de fevereiro, o início de uma nova fase do serviço, agora integrado no Passe M Oeste, o novo sistema de mobilidade regional promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste. O Passe M Oeste substitui o anterior passe municipal e permite a circulação gratuita dentro do concelho da Nazaré e nos restantes municípios da Região Oeste. A modalidade inter-regional passa a ter um custo máximo de 40 euros, equiparado aos títulos da Área Metropolitana de Lisboa, mantendo-se as isenções para jovens até aos 23 anos e os descontos adicionais para maiores de 65 anos, num novo modelo que vem reforçar a mobilidade de quem reside, estuda ou trabalha na região, promovendo uma utilização mais ampla do transporte público rodoviário. Com a integração no novo sistema, os Transportes Urbanos da Nazaré passam a operar com as seguintes linhas urbanas: •Linha 1 – Sentido Sítio •Linha 2 – Sentido Pederneira •Linha 3 – Porto de Abrigo – Sítio – Fanhais •Linha 4 – Circular Urbana (em funcionamento aos sábados, domingos e feriados) As paragens e horários mantêm-se, estando prevista a possibilidade de ajustamentos futuros, em função das necessidades dos utilizadores. A entidade coordenadora dos transportes aguarda agora pela melhoria das condições meteorológicas para avançar com a renovação dos abrigos de transporte público, que passarão a integrar a nova imagem do serviço e os horários atualizados. Até lá, os passageiros podem consultar os horários e paragens atualmente em vigor, disponíveis nos canais oficiais, garantindo informação atualizada sobre o serviço. O que é o Passe M? O Passe M é uma iniciativa de mobilidade introduzida pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) na região Oeste de Portugal. Com o objetivo de oferecer maior flexibilidade e conveniência para quem reside, estuda ou trabalha na região e é utilizador de transportes municipais e intermunicipais, este passe altera o conceito de Passe de Linha para Passe de Rede sendo este gratuito para o utilizador. Com este novo conceito, os titulares do Passe M podem viajar em toda a rede de transportes da OesteCIM e não apenas numa determinada O/D (origem/destino). O Passe M apresenta como principais características: Passes dentro da Região Oeste: Gratuitos Passe de rede inter-regional para Lisboa e para as outras regiões limítrofes: 40€; Passes para todos os jovens até aos 23 anos - Portaria 7-A/2024 (Dentro da Região Oeste e para as outras Regiões Limítrofes): Gratuitos Como adquirir o passe M Pode obter o seu Passe M diretamente nos balcões físicos de atendimento dos Operadores Rodoviários de Serviço Público. Qual o custo do Passe M? Os beneficiários podem usufruir das seguintes opções: Residentes, trabalhadores ou estudantes com mais de 23 anos da OesteCIM: - Passe de Rede Municipal e Intermunicipal é gratuito. - Passe inter-regional, com outras CIM’s ou AML com mensalidade de 40€. Não residentes, Não trabalhadores ou Não estudantes com mais de 23 anos: - Passe de Rede Municipal e Intermunicipal, com mensalidade de 30€ - Passe Inter-regional com outras CIM’s, com mensalidade de 40€

Depressão Kristin causa estragos nas ruas da Nazaré
Foto: Rádio Nazaré
28 de janeiro de 2026

Depressão Kristin causa estragos nas ruas da Nazaré

Na passada noite de 27 de Janeiro para o dia 28 de Janeiro, a depressão Kristin causou vários estragos nas ruas da Nazaré. Montras, esplanadas e vidros partidos foram alguns dos desastres ocorridos. Há várias estradas interditas no concelho devido à queda de árvores. A Proteção Civil da Nazaré e as restantes autoridades andam no terreno a tentar minimizar ao máximo os estragos provocados pelas ruas. Observa-se também algumas falhas de luz, água e telecomunicações no concelho, que serão repostos em data a determinar. A Proteção Civil recomenda que não se saia de casa, que se evite ao máximo deslocações, e extrema precaução ao conduzir. Na próxima noite, decorrerão ventos na ordem dos 90 km/h.

Nazaré volta a acolher projeto Erasmus+ dedicado ao bem-estar e à inclusão
Foto: CM Nazaré
23 de janeiro de 2026

Nazaré volta a acolher projeto Erasmus+ dedicado ao bem-estar e à inclusão

Os alunos Erasmus+, provenientes de Balaguer e Helsínquia, que se encontram no concelho da Nazaré, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Serafim António, e pela vereadora Fátima Lourenço, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na passada terça-feira, 20 de janeiro. Os alunos que integram o projeto “Embracing Well-being”, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas da Nazaré, cujo objetivo é a promoção do bem-estar, a inclusão, a cidadania ativa e a troca de experiências entre jovens de diferentes países europeus, permanecerão no concelho até ao final desta semana (23 de janeiro) A receção pelo Município assinalou, de forma simbólica, a sua presença em projetos europeus de cooperação educativa, valorizando a partilha cultural e o contacto entre diferentes realidades escolares.

Reunião técnica prepara processo de elevação de Famalicão a vila
Foto: CM Nazaré
23 de janeiro de 2026

Reunião técnica prepara processo de elevação de Famalicão a vila

Decorreu, na quarta-feira, na Biblioteca Municipal José Soares, uma reunião técnica no âmbito da preparação do processo de elevação de Famalicão a vila. A sessão teve como principal objetivo articular procedimentos, definir estratégias e reunir os elementos necessários à formalização da candidatura. O processo está a ser desenvolvido em parceria pela Câmara Municipal da Nazaré (CMN) e pela Junta de Freguesia de Famalicão (JFF), contando com o apoio do Gabinete de Património e Cultura, responsável pela elaboração do projeto e pela recolha da documentação histórica. Situada a cerca de oito quilómetros da sede do concelho, no sopé da Serra da Pescaria, Famalicão ocupa uma área de 21,8 km² e conta com aproximadamente 1.700 habitantes. De forte tradição agrícola, a freguesia apresenta também atividade industrial nas áreas das fibras de madeira e da cerâmica, beneficiando ainda do potencial turístico da Serra da Pescaria e da Praia do Salgado. Este passo representa um momento relevante na valorização da identidade, da história e do desenvolvimento sustentável de Famalicão.

Oeste unido no maior palco do turismo internacional
Foto: CM Nazaré
23 de janeiro de 2026

Oeste unido no maior palco do turismo internacional

A região do Oeste está presente na FITUR 2026, uma das mais importantes feiras internacionais de turismo, que decorre em Madrid, afirmando-se como uma excelente montra de promoção do território, dos seus produtos identitários e da sua oferta turística. Instalado no Pavilhão 4, dedicado aos países da Europa, o Oeste apresenta-se com um stand inovador, assente em led walls e conteúdos visuais que cativam, despertam a curiosidade e convidam a visitar, viver e investir no Oeste. Do vinho à doçaria regional, passando pelo mar, pela paisagem e pelo património histórico, a região dá a conhecer a riqueza e diversidade da sua identidade, num esforço conjunto de 12 municípios unidos em prol de uma estratégia comum. A participação na FITUR representa uma oportunidade única para promover a oferta do Oeste naquela que é considerada a capital do turismo internacional, junto de profissionais, investidores e público especializado. No dia 22 de janeiro, o Oeste recebeu no seu stand o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado. Durante a visita, os governantes tiveram oportunidade de conhecer melhor a região e de provar a excelência dos vinhos e da doçaria tradicional do Oeste, símbolos da qualidade e autenticidade do território. A presença na FITUR 2026 reforça o posicionamento do Oeste como um destino competitivo, autêntico e com elevado potencial turístico, económico e cultural. Partilhamos algumas das imagens desta participação, que refletem o dinamismo e a ambição de uma região que se afirma cada vez mais no panorama internacional.

Alargamento excecional de horários durante os bailes de Carnaval 2026
Foto: CM Nazaré
16 de janeiro de 2026

Alargamento excecional de horários durante os bailes de Carnaval 2026

O Município da Nazaré aprovou o alargamento excecional do horário de funcionamento dos estabelecimentos durante o período dos bailes de Carnaval de 2026, medida que visa enquadrar legalmente a animação associada a este período festivo, garantindo, simultaneamente, o cumprimento das normas de segurança, ordem pública e controlo do ruído. De acordo com a proposta aprovada, nos dias de bailes de Carnaval — 17 e 24 de janeiro, 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026 — os bares do concelho poderão funcionar até às 04h00, enquanto as associações promotoras de bailes ficam autorizadas a manter a atividade até às 08h00. Relativamente ao período central do Carnaval, em fevereiro de 2026, foi definido o seguinte alargamento de horários para bares e discotecas: •13 de fevereiro – até às 04h00 •14 de fevereiro – até às 05h00 •15 de fevereiro – até às 04h00 •16 de fevereiro – até às 05h00 •17 de fevereiro – até às 04h00 O alargamento excecional de horários está condicionado ao cumprimento rigoroso de um conjunto de determinadas regras, nomeadamente: Proibição da utilização de recipientes de vidro; Interdição da instalação de equipamentos de amplificação sonora no exterior, incluindo em áreas licenciadas na via pública; Utilização de sistemas de som no interior apenas quando não exista projeção direta para o exterior; e cumprimento integral do Regulamento Geral do Ruído.

Forte de S. Miguel Arcanjo atinge marco histórico de 3 000 000 de visitantes
Foto: CM Nazaré
16 de janeiro de 2026

Forte de S. Miguel Arcanjo atinge marco histórico de 3 000 000 de visitantes

O Forte de S. Miguel Arcanjo ultrapassou a marca histórica de 3 000 000 de visitas desde que foi aberto ao público em 2014, o que reflete um percurso ascendente de visitantes desde a abertura anual contínua do monumento em 2015 (em 2014 esteve aberto ao público 5 meses). O Forte de S. Miguel Arcanjo, Imóvel de Interesse Público, situa-se sobre o promontório do Sítio da Nazaré e é um dos monumentos históricos mais emblemáticos de Portugal, conhecido internacionalmente pelo seu papel histórico e pela proximidade às ondas gigantes da Praia do Norte, que fazem da Nazaré um destino turístico mundialmente reconhecido. O Forte foi cedido ao Município da Nazaré pelo Estado português através de auto de cedência e aceitação, aprovado em 6 de junho de 2017, que estipula um período de cedência de 25 anos, durante o qual o Município é responsável pela preservação, conservação e dinamização das atividades culturais e de interesse municipal, garantindo a fruição pública e a manutenção deste património histórico. A cedência visou assegurar a continuidade de utilização do monumento para fins culturais e turísticos, bem como para prevenir a sua degradação, contemplando intervenções de requalificação e infraestruturação, incluindo acessos, conservação e valorização do imóvel em benefício dos munícipes e visitantes. Desde a sua abertura, o Município tem promovido o Forte, marco histórico e arquitetónico do século XVI, com exposições, conteúdos interpretativos e espaços dedicados à história local e ao fenómeno das ondas gigantes, mas também como um ponto de observação privilegiado das famosas ondas da Nazaré, atraindo públicos nacionais e internacionais e contribuindo significativamente para a imagem turística do concelho. O marco de 3 000 000 de visitantes reforça a importância da gestão municipal no alargamento do acesso ao património cultural e natural, bem como na dinamização sustentável do território, valorizando o legado histórico e promovendo a economia local, promovendo, simultaneamente a sua preservação, quer pelo desenvolvimento desse interesse junto dos locais quer pela sua abertura a visitantes de várias nacionalidades que nos escolhem como destino turístico.

Exposição “É lance de muit’ pêxe” abre ao público a 24 de janeiro
Foto: CM Nazaré
16 de janeiro de 2026

Exposição “É lance de muit’ pêxe” abre ao público a 24 de janeiro

A exposição do Carnaval da Nazaré 2026, intitulada “É lance de muit’ pêxe”, será inaugurada no próximo dia 24 de janeiro, às 15h30, e irá apresentar um retrato da vivência do Carnaval nazareno. A mostra apresenta esta festa por meio de fotografias de grupos, pessoas, bailes e brincadeiras, complementadas por vídeos, fatos e diversos elementos identitários desta tradição, que, juntos, evidenciam a forma como a comunidade se prepara e vive intensamente o Carnaval, desde os dias que antecedem a festa até aos dias gordos, sublinhando a sua identidade própria e carácter popular. A inauguração da mostra será marcada por um programa de animação que reflete as principais características do Carnaval da Nazaré, tais como: Baile de Carnaval com a banda 25ª Hora; Exibição do Atelier de Danças do Rancho Tá-Mar da Nazaré; e Brincadeiras de Carnaval, com “Ui, Ui, Sivoplé”, da autoria de Domingos Quico, e o Grupo Mazartes, com a brincadeira da autoria de Marco Rodrigues. Será, ainda, apresentada a Cegada “Os Enliaderzinhos”, da autoria de Gisélia Pedroso e Manuel Meca. No âmbito da exposição, realizar-se-ão, ainda, duas tertúlias no Centro Cultural da Nazaré. A primeira terá lugar a 30 de janeiro, às 21h30, com o tema: “Faz-me uma marcha” – Letristas das Marchas; e a segunda a 6 de fevereiro, pelas 21h30, com o tema: “Fiz de uma lata o meu bombo para bater” – Brandas Infernais.

Carnaval da Nazaré de 24 de Janeiro a 28 de Fevereiro
Foto: CM Nazaré
16 de janeiro de 2026

Carnaval da Nazaré de 24 de Janeiro a 28 de Fevereiro

O Carnaval da Nazaré vai para a rua de 24 de janeiro e 28 de fevereiro, ao seu estilo, com vários eventos, sempre fiel ao seu princípio de gozar a festa até à última. Sob o mote “É lance de muit’ pêxe”, mais uma expressão local, o programa integra exposições, bailes de rua e de sala, tertúlias, iniciativas dedicadas à infância, desfiles de rua, momentos protocolares que fazem cumprir uma longa tradição, e espetáculos musicais, fechando, como sempre, com o Enterro do Santo Entrudo e, ainda, em estreia, com a Gala do Carnaval da Nazaré, que decorrerá no cineteatro da vila. A abertura oficial das festividades acontecerá a 24 de janeiro, no Centro Cultural da Nazaré, com a inauguração da Exposição de Carnaval, acompanhada por brincadeiras carnavalescas, ateliers de dança, atuações do Rancho Tá-Mar da Nazaré e danças e bailes com grupos locais. Ao longo das semanas seguintes, o Carnaval viver-se-á nas ruas, nas coletividades e nos palcos improvisados da vila, com bailes de rua (Pederneira, Sítio, São Brás e Nazaré), animados por músicos e bandas locais. O programa preenche-se, ainda, com várias tertúlias dedicadas à marcha e à memória carnavalesca; o Sábado Magro com a participação dos grupos tradicionais; o Carnaval da Criança e a visita dos Antigos Reis às salas de baile, momento simbólico de ligação entre gerações. Outros pontos altos deste ciclo festivo incluem a receção aos Reis e a passagem de testemunho (15.02.26), os desfiles de Carnaval na Marginal (15.02.2026 e 17.02.2026), o desfile noturno (14.02.26), o espetáculo musical no palco principal (16.02.2026) na Praia e o Enterro do Santo Entrudo, que encerra, simbolicamente, o período de excessos comemorativos. O Carnaval da Nazaré encerrará a 28 de fevereiro, no Cineteatro da Nazaré, com a Gala do Carnaval e a entrega do Real D’Ouro, com o qual se irá distinguir o envolvimento e a dedicação dos protagonistas desta enorme festa popular, uma das mais aguardadas do ano pela população, e que atrai cada vez mais curiosos até à vila. O Carnaval da Nazaré é uma vivência coletiva, marcada pela euforia e pela autenticidade de quem faz da festa uma das suas maiores expressões da identidade cultural.

Nazaré Creative Film Fest em Janeiro
Foto: CM Nazaré
08 de janeiro de 2026

Nazaré Creative Film Fest em Janeiro

A Nazaré será o palco da primeira edição do Nazaré Creative Film Fest, nos dias 14 e 15 de janeiro, um evento dedicado ao cinema independente e a projetos de coprodução, em que a criatividade e a liberdade artística estarão em foco. Dar visibilidade a realizadores emergentes e consagrados que exploram novas linguagens cinematográficas, desafiem convenções narrativas e apresentem propostas autorais marcadas pela originalidade são os principais objetivos deste Festival de dois dias. Esta experiência cultural, que valoriza a autenticidade das obras e a força das ideias, apresentar-se-á com dois filmes em estreia nacional, já distinguidos noutros festivais internacionais e cujos realizadores residem na Nazaré. The 24th Mr. Phipps, um thriller psicológico que acompanha a história de Holden, um homem em busca de expansão da consciência que, décadas depois, desperta, num espaço abandonado e inquietante, marcará a estreia do evento no dia 14 de janeiro, pelas 19h00. Este filme explora temas como a solidão, os limites da mente humana e os fantasmas do passado. No dia seguinte, 15 de janeiro, será exibido o filme E, da realizadora Anna Eriksson, que aborda, de forma impactante e crítica, a desconexão do ser humano consigo próprio e com os outros. Toda a narrativa acompanha Eva Vogler, ex-primeira-ministra que, após um escândalo público, se vê confrontada com o seu duplo e outras figuras simbólicas num universo que reflete as angústias da era pós-moderna. As sessões do Nazaré Creative Film Fest terão início às 19h00 e decorrerão no cineteatro da vila.

Espetáculo “Vida Vivida” no Cineteatro da Nazaré
Foto: Organização
06 de janeiro de 2026

Espetáculo “Vida Vivida” no Cineteatro da Nazaré

O Cineteatro da Nazaré apresenta, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026, às 21h30, o espetáculo “Vida Vivida”, um original de Ana Maria Mendes, baseado na vida do pescador nazareno António Pála. A peça propõe um retrato dramatúrgico inspirado na vivência da comunidade piscatória da Nazaré, integrando teatro, música e dança. Os bilhetes estarão à venda na bilheteira do Cineteatro da Nazaré nos dias 7 e 8 de janeiro, a partir das 17h00, e nos dias do espetáculo, a partir das 20h00.

Assembleia Municipal Impostos Municipais para 2026
Foto: CM Nazaré
02 de janeiro de 2026

Assembleia Municipal Impostos Municipais para 2026

A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou a manutenção das taxas de impostos municipais que irão vigorar no ano de 2026, mantendo os valores que vigoraram em 2025, em conformidade com o enquadramento financeiro do Município e com as orientações decorrentes do regime do Fundo de Apoio Municipal (FAM). Para este ano de 2026, permanecerão em vigor as seguintes taxas: •Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI): 0,80% para prédios rústicos e 0,45% para prédios urbanos; •Participação do Município na receita do IRS: 5%; •Derrama: 1,5%; •Taxa Municipal de Direitos de Passagem: 0,25%. Segundo revelou a autarquia nazarena, em comunicado à imprensa, “a manutenção das taxas reflete as limitações impostas pelo regime de acompanhamento financeiro do FAM, que condiciona a capacidade de intervenção da autarquia em matéria fiscal, impondo regras de rigor, estabilidade orçamental e controlo da receita municipal”.

Grelha de Programação de Carnaval
02 de janeiro de 2026

Grelha de Programação de Carnaval

A Grelha de Programação de Carnaval da Rádio Nazaré já está disponível, as emissões de Carnaval iniciam dia 2 de Janeiro e duram até à Quarta Feira de Cinzas! Acompanhe através dos 100.6 da Rádio Nazaré ou através do nosso site www.nazarefm.com

Apresentação da Marcha Geral
Foto: CM Nazaré
01 de janeiro de 2026

Apresentação da Marcha Geral

Decorreu na tarde do dia 1 de Janeiro na tenda montada no Areal, a apresentação da Marcha Geral para o Carnaval de 2026 sob o mote "É lance de muite pêxe", contou com a presença de suas altezas reais, Paula Florêncio e Joaquim Bulhões.

Passagem de Ano na Nazaré
Foto: CM Nazaré
01 de janeiro de 2026

Passagem de Ano na Nazaré

A despedida de 2025 foi feita cheia de animação e música pelas ruas da Nazaré, contou também com um espetáculo de fogo de artifício!